
Foi em 74 que Portugal renasceu,
25 de Abril eu te recordarei,
Diziam os soldados
A liberdade é importante
"Amdjer"(Mulher),um cantinho não feminista, de mulher para mulheres, mas que não dispensa um toque masculino.
- Aplicabilidade universal
- Demonstrou que a criança pode gostar do trabalho, intelectual ou não, escolhido de forma espontânea, logo realizado com prazer.
- Está assente numa necessidade vital das crianças, que é aprender fazendo.
- Valoriza o respeito pela personalidade da criança.
- As crianças são tratadas individualmente em cada matéria, e assim, o acompanhamento é feito de acordo com as suas necessidades individuais.
- Cada criança trabalha em seu próprio ritmo
- Não necessita desenvolver o espírito de competência e a cada momento procura oferecer às crianças várias oportunidades de cooperação.
- Uma vez que a criança trabalha partindo de sua livre escolha, sem pressões e necessidade de competir, não sente coagido nem inferiorizado.
- Propõe desenvolver a personalidade da criança no seu todo (capacidades de iniciativa, de deliberação e de escolhas independentes e os componentes emocionais), e não somente suas capacidades intelectuais.
Desvantagem:
- Os materiais são caros, porém podem ser produzidos, se se tiver conhecimento dos materiais originais.
Fontes:
Vera Lúcia Camara Zacharias (2005), http://www.montessori.org/ e www.sapo.pt