sábado, 25 de abril de 2009

25 de Abril


Foi em Abril
Que a liberdade começou
E o povo gritou :- Liberdade, Liberdade
A Liberdade já chegou!
Foi em 74 que Portugal renasceu,
Grândola Vila Morena cantou.
Nesse dia ninguém morreu
E a paz entre nós ficou.
25 de Abril eu te recordarei,
Com o meu povo sofrido.
Eu nesse dia não chorei,
Pois não tinha ainda nascido
Diziam os soldados
A gritar e com razão
Todos somos bem amados
Fruto da mesma Nação
A liberdade é importante
Se a soubermos usar.
Vê se todos os homens
Dela, deixam de abusar.


Poema escrito por Bruno Filipe, aluno do 6º ano da Escola Básica Nº 23 de Ribeira Neiva.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

No comments!!

Relembrando toda a polémica gerado pelo facto da primeira dama dos EUA ter "tocado" a Rainha de Inglaterra, que dizer desta foto??? Genuinamente espectacular!!! Será que o "sangue" falou mais forte e os dois "manos" não resistiram a um aperto de mãos???

Método Montessori




A autora do "método Montessori", Maria Montessori, nasceu em 31 de Março de 1870, em Chiaravalle (Itália), e foi a primeira mulher a formar-se em medicina no seu país de origem.
O seu interesse por doentes mentais, levou-a ao desenvolvimento deste método, através de experiências pedagógicas realizadas em crianças com deficiência mental. Assim, em 1898, defendeu, num congresso em Turim, que os deficientes mentais necessitavam mais de um bom método pedagógico, do que da medicina, não colocando de parte o tratamento do sistema Nervoso. Segundo ela, era necessário criar um ambiente adequado à volta do paciente, aspecto este que era desprezado pelos médicos. Desta forma, ela propunha a criação de escolas adequadas e formação de professores competentes.

O método Montessoriano tem por objectivo educar a vontade e a atenção/concentração da criança, tendo ela liberdade de escolher o material a ser utilizado. Além disso, proporciona a cooperação, estando os seus princípios fundamentais baseados no trabalho, na individualidade e na liberdade.
Dispõe de uma série de 5 grupos de materiais didácticos - Exercícios para a vida quotidiana, Material sensorial, de linguagem, de matemática e material de ciências - que foram criados para desenvolver várias aptidões, nomeadamente a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função não só desenvolver como também estimular as crianças.
Hoje em dia, já existem várias escolas, em diversos países, que se baseiam neste método, em detrimento do método tradicional de ensino.

Algumas vantagens do método:

- Aplicabilidade universal

- Demonstrou que a criança pode gostar do trabalho, intelectual ou não, escolhido de forma espontânea, logo realizado com prazer.

- Está assente numa necessidade vital das crianças, que é aprender fazendo.

- Valoriza o respeito pela personalidade da criança.

- As crianças são tratadas individualmente em cada matéria, e assim, o acompanhamento é feito de acordo com as suas necessidades individuais.

- Cada criança trabalha em seu próprio ritmo

- Não necessita desenvolver o espírito de competência e a cada momento procura oferecer às crianças várias oportunidades de cooperação.

- Uma vez que a criança trabalha partindo de sua livre escolha, sem pressões e necessidade de competir, não sente coagido nem inferiorizado.

- Propõe desenvolver a personalidade da criança no seu todo (capacidades de iniciativa, de deliberação e de escolhas independentes e os componentes emocionais), e não somente suas capacidades intelectuais.

Desvantagem:

- Os materiais são caros, porém podem ser produzidos, se se tiver conhecimento dos materiais originais.

Fontes:
Vera Lúcia Camara Zacharias (2005), http://www.montessori.org/ e www.sapo.pt

quinta-feira, 23 de abril de 2009

"Cabo Verde: As consequências de um Estatuto de Cooperação especial com a UE"

Teve lugar no passado dia 21 de Abril, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, uma palestra sobre o estatuto de cooperação especial de Cabo verde com a União Europeia.
Estiveram presentes figuras como Eduardo Jorge Silva, conselheiro da embaixada de Cabo verde em Portugal; Gualberto do Rosário, Ex-Primeiro-Ministro de Cabo Verde; Ribeiro e Castro, deputado da UE, entre outros.
Vários estudantes, das mais diversas nacionalidades e áreas de formação, assistiram atentamente aos esclarecimentos prestados pelos intervenientes.

O conselheiro Eduardo Silva, procurou deixar claro que a proposta de Cabo verde, nunca foi a adesão à UE, mas sim para uma parceria especial.
O deputado Ribeiro e Castro, que foi sempre um impulsionador desta parceria, frisou que os limites desta proposta "é o que Cabo Verde quizer e o que a União Europeia concordar".
Gualberto do Rosário, partiu de uma visão mais holística, alegando que esta parceria só será viável se a proposta considerar os vários domínios (segurança, política, cultura, economia, etc) "num único dossier".

Esta palestra foi parte integrante da semana africana, que está a decorrer na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa até amanhã, dia 24 de Abril, que será dedicado a São Tomé e Príncipe.


Fonte: www.sapo.cv

Anorexia Nervosa



Como já foi referido no post anterior, a obsessão pelo "corpo perfeito", que actualmente é cada vez mais caracterizado pelo magreza, tem sido uma das principais causas dos transtornos alimentares. Falaremos um pouco sobre a Anorexia Nervosa.

A anorexia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado por uma dieta alimentar bastante rígida e insuficiente, causando um emagrecimento extremo. Contudo, mesmo estando excessivamente magra, a pessoa que sofre de anorexia tem muito medo de engordar, de modo que recorrem, muitas vezes, à medicamentos para emagrecer e à prática exagerada de exercícios físicos.
A doença atinge maioritariamente mulheres dos 12-20 anos de idade, tendo uma incidência maior na adolescência.

A vítima deste transtorno alimentar, passa a viver única e exclusivamente em função da forma corporal, do peso e da dieta, isolando-se gradualmente do meio social, e negando a sua actual condição.



Sintomas físicos
- Mãos e pés sempre frios
- Sensação de frio
- Ausência do ciclo menstrual
- Penugem
- Falta de ar

Sintomas psicológicos/comportamentais
- Estar muito magra e sentir-se obesa
- Mudanças repentinas de humor
- Dificuldades de concentração
- Irritabilidade
- Isolamento social
- Perda de interesse pelas actividades habituais
- Preocupação excessiva com receitas, culinária e comida,
- Cozinhar para os outros e não comer

Riscos para a saúde
- Perda de energia
- Desnutrição e desidratação
- Enfraquecimento e queda de cabelo
- Prisão de ventre
- Osteoporose (enfraquecimento e rarefação dos ossos)
- Problemas de pele
- Dores de cabeça, desmaios e tonturas
- Infertilidade
- Problemas circulatórios
- Batimentos cardíacos irregulares
- Problemas de fígado e rins
- Paragem cardíaca e morte




Fontes:
Cyro Masci (2003)
Sónia Pereira (Psicóloga clínica) http://www.consultorio-psicologia.com
http://www.abcdasaude.com.br



Comentário:

Em ambos os transtornos alimentares - Bulimia e Anorexia - o contexto familiar é extremamente importante na prevenção, e o suporte familiar, quando estes já são uma realidade, é de importância crucial no processo de reabilitação dos pacientes.
A negação, por parte do doente, já faz parte do quadro de ambas as doenças, mas a negação por parte da família, não. Daí que seja de extrema importância que os pais estejam atentos às mudanças dos filhos, e que perante qualquer desconfiança, pesquisem sobre a doença em causa, conheçam os sintomas, "confrontem" os filhos com a situação, e acima de tudo que os façam sentir que não estão sozinhos.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Bulimia Nervosa



A importância excessiva que têm atribuído à aparência física, tem tido como consequência uma sobrevalorização da forma e do peso do corpo. Isto tem levado várias pessoas, em especial as mulheres, a cometerem erros gravíssimos, no que concerne a saúde do corpo e da mente.Esses erros são causas de doenças como a Bulimia nervosa.

A Bulimia nervosa é uma doença que consiste na ingestão compulsiva e periódica de alimentos calóricos, seguida de estratégias de eliminação das calorias ingeridas. Essas estratégias podem ser catárticas, nomeadamente auto-indução do vómito ou uso excessivo de laxantes e diuréticos; ou podem ser não catárticas, como por exemplo jejuns e excesso de exercícios físicos.

A pessoa que sofre de Bulimia nervosa possui uma visão distorcida do seu físico, apresenta uma baixa auto-estima e elevado nível de ansiedade,tem dificuldades em identificar emoções, possui pouca resistência à frustração e um difícil controlo dos seus impulsos. Para além disso, tende a eleger elevados padrões de beleza - padrões esses que chegam a ser irrealistas - apenas para corresponder aos pressupostos de beleza impostos pela sociedade. A ingestão compulsiva de alimentos, segue então na sequência do não alcance desses padrões estabelecidos, levando à quadros de depressão e culpa.



Sintomas físicos:
- Garganta irritada
- Glândulas salivares inchadas
- Problemas dentários
- Calo no nó dos dedos
- Menstruação irregular ou inexistente


Sintomas psicológicos e comportamentais
- Insónias
- Dificuldades de auto-controlo
- Cansaço
- Auto-estima em função do peso
- Auto-críticas obsessão por dietas
- Necessidade da aprovação de terceiros
- Comportamentos auto-destrutivos (fumar, mutilação, abuso de álcool e outras drogas)
- Comer escondido
- Retiro imediato da mesa após as refeições

Consequências para saúde
- Anemia
- Úlceras
- Problemas de rins e fígado
- Perda de energia
- Tonturas e dores de cabeça
- Falta de ar
- Batimentos cardíacos irregulares
- Prisão de ventre ou diarreia
- Desidratação
- Inchaços e dores no estômago
- Enfraquecimento e queda de cabelo
- Complicações na gravidez e parto
- Paragem cardíaca e morte

Fontes:
Behar, V. S. (1994). Abordagem psicoterapêutica do paciente com bulimia nervosa.

Sónia Pereira (Psicóloga clínica), http://www.consultorio-psicologia.com/


Comentário:
Doenças como a Bulimia são enclausuradas em tabus e preconceitos, daí que não só é difícil estimar a percentagem da população que sofre da doença, como também torna difícil a sua abordagem e prevenção. A prevenção é a palavra-chave, visto que a doença atinge principalmente os adolescentes, o que facilita, de certo modo, o processo de reeducação alimentar. Isto porque, os adolescentes ainda estão em fase de construção do seus modos e estilos de vida, nomeadamente os hábitos alimentares.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Sereia ou Baleia?


Há uns dias, numa cidade de França, um cartaz, com uma jovem espectacular, na montra de um ginásio, dizia: "ESTE VERÃO, QUERES SER SEREIA OU BALEIA?" Dizem que uma mulher jovem-madura, cujas características físicas não interessam, respondeu à pergunta publicitária nestes termos: "Estimados Senhores: As baleias estão sempre rodeadas de amigos (golfinhos, leões-marinhos, humanos curiosos). Têm uma vida sexual muito activa, engravidam e têm baleiazinhas ternurentas, às quais amamentam. Divertem-se à brava com os golfinhos, enchendo a barriga de camarões. Brincam e nadam, sulcando os mares, conhecendo lugares tão maravilhosos como a Patagónia, o mar de Barens ou os recifes de coral da Polinésia. As baleias cantam muito bem e até gravam CD's. São impressionantes e praticamente não têm outros predadores além dos humanos. São queridas, defendidas e admiradas por quase toda a gente. As sereias não existem. E, se existissem, fariam fila nas consultas dos psicanalistas, porque teríam um grave problema de personalidade, "mulher ou peixe?". Não têm vida sexual, porque matam os homens que delas se aproximam, além disso, por onde? Por isso, também não têm filhos. São bonitas, é verdade, mas solitárias e tristes. Além disso, quem quereria aproximar-se de uma rapariga que cheira a peixaria? Para mim está claro, quero ser baleia. P.S.: Nesta época em que os meios de comunicação nos metem na cabeça a ideia de que apenas as magras são bonitas, prefiro desfrutar de um gelado com os meus filhos, de um bom jantar com um homem que me faça vibrar, de um café e bolos com os meus amigos. Com o tempo ganhamos peso, porque ao acumular tanta informação na cabeça, quando já não cabe, espalha-se pelo resto do corpo, por isso não estamos gordas, somos tremendamente cultas. A partir de hoje, quando vir o meu rabo no espelhos, pensarei, Meu Deus, que inteligente que sou..."


Recebi este texto por email e achei interessante publicá-lo uma vez que torna-se, cada vez mais, importante debruçarmos e debatermos sobre o actual conceito de beleza ("magreza"), que vem sendo divulgado pelos media e não só. Esta nova concepção de beleza tem desencadeado várias doenças físicas e psicológicas, bem como a consequente morte de várias mulheres.
Os próximos posts serão dedicados a bulimia e anorexia, o preço que muitas mulheres têm pago em nome da beleza.

Susan Boyle: Uma mulher e pêras!!!


Simplesmente emocionante!!!


Acessem o link abaixo indicado, e disfrutem de um momento cheio de emoção. Nem dá para comentar, só mesmo escutando para perceberem o sentido do "emocionante". No entanto, não posso deixar de frisar que, nos dias de hoje, chega a ser estúpida a importância que atribuem à aparência física. Agora pergunto, quantos talentos como o de Susan Boyle já se perderam por este motivo?



http://www.youtube.com/watch?v=j15caPf1FRk



Vejam e tirem as vossas próprias conclusões.