quinta-feira, 23 de abril de 2009

"Cabo Verde: As consequências de um Estatuto de Cooperação especial com a UE"

Teve lugar no passado dia 21 de Abril, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, uma palestra sobre o estatuto de cooperação especial de Cabo verde com a União Europeia.
Estiveram presentes figuras como Eduardo Jorge Silva, conselheiro da embaixada de Cabo verde em Portugal; Gualberto do Rosário, Ex-Primeiro-Ministro de Cabo Verde; Ribeiro e Castro, deputado da UE, entre outros.
Vários estudantes, das mais diversas nacionalidades e áreas de formação, assistiram atentamente aos esclarecimentos prestados pelos intervenientes.

O conselheiro Eduardo Silva, procurou deixar claro que a proposta de Cabo verde, nunca foi a adesão à UE, mas sim para uma parceria especial.
O deputado Ribeiro e Castro, que foi sempre um impulsionador desta parceria, frisou que os limites desta proposta "é o que Cabo Verde quizer e o que a União Europeia concordar".
Gualberto do Rosário, partiu de uma visão mais holística, alegando que esta parceria só será viável se a proposta considerar os vários domínios (segurança, política, cultura, economia, etc) "num único dossier".

Esta palestra foi parte integrante da semana africana, que está a decorrer na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa até amanhã, dia 24 de Abril, que será dedicado a São Tomé e Príncipe.


Fonte: www.sapo.cv

Sem comentários: