segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Salve Malala! Salve todos aqueles que não se calam!!



Na sequência do Nobel da Paz atribuído, no passado dia 10 de Outubro à menina-mulher Malala Yousafzay, que tem vindo a dar a sua voz, para quebrar o silêncio de vários inocentes, que ao invés de andarem na escola aprendendo a ler e a escrever, estão trabalhando e sendo exploradas. Quando vejo títulos de notícias, como a que eu vi dias atrás, é que entendo melhor a importância de existirem pessoas tão grandes como a Malala, que põem em risco as suas vidas, para não se calarem. Perguntem, que notícia foi essa? E eu respondo que até ainda estou processando..."Menina de onze anos é abusada sexualmente pelo Patrão" (numa província de Moçambique). 

É tanta coisa errada junta que uma pessoa nem sabe por onde começar...


O abuso sexual é o que é seja qual for a idade da vítima e infelizmente é raro o dia em que não se ouve ou se lê notícias de violação em toda a parte do mundo, e eu fico perguntando o que tem sido feito com os violadores, porque só se ouve falar das vítimas, do violador nada. Falar da vítima tudo bem, agora culpá-la pelo seu sofrimento por causa da forma como ela estava vestida ou por causa da sua atitude ou postura, são outros podres quinhentos... e eu pergunto estamos mesmo no Séc. XXI?? Concluo que há muitas pessoas paradas num tempo que nem viveram.


Trabalho e exploração infantil é outra realidade que não se enquadra nesses nossos tempos modernos, mas está aí...alimentada pelas indústrias dessas marcas monstruosas, que depois vêm vender os seus produtos a preços inconcebíveis, por causa de um desenho qualquer numa camisola ou sapatilha...será que mais culpados não somos nós que compramos os produtos e alimentamos essas indústrias?? Pode ser, pode não ser...opiniões dividem-se, mas as crianças, estas continuam lá confinadas no mundo das fábricas, trabalhando horas a fio, ganhando pouco ou nada e as marcas enriquecendo.

Moçambique, assim como muitos países da África, é um país onde ainda temos crianças trabalhando, crianças casando, crianças fazendo tudo, menos sendo crianças. 

Com esta notícia, tive a curiosidade de ir pesquisar e procurar saber o que diz a lei moçambicana, em particular sobre a violação e heis que estou processando ainda as informações que li no código penal, que colocarei aqui bem no popular, para ver se assim são assimiladas:
  • Se um violador abusa de uma menina com idade até 11 anos tem uma pena de 8 a 12 anos de cadeia
  • Se um violador abusa de uma menina de 13 anos (idades superiores a 12 anos) tem uma pena de 2 a 8 anos de cadeia e devem estar preenchidos os seguintes requisitos: a intenção; o acto material da prática do acto sexual; a falta de consentimento
  • A violação dentro do casamento, não é considerada violação, pois um dos fins do casamento é a mulher ter relações com o seu marido, mesmo sem vontade
  • Se a vítima já tiver a idade legalmente estipulada para casar (14 anos - sim, nesta idade é considerada que a menina já tem maturidade física e psicológica suficiente para contrair casamento e assumir responsabilidades do lar) e o violador comprometer-se a casar com a vítima, o casamento põe termo à acusação
  • A violação sexual, só é considerada crime de violação se for contra a mulher e por penetração vaginal, uma vez que o crime implica penetração do pénis na vagina...penetração anal, por exemplo, é considerada atentado ao pudor.

Acho que é melhor ficar por aqui, pois já é informação suficiente para vomitar e perceber porque estas atrocidades acontecem praticamente todos os dias e às barbas da lei.

Que as "Malalas"da vida nunca se calam!!!