
O método Montessoriano tem por objectivo educar a vontade e a atenção/concentração da criança, tendo ela liberdade de escolher o material a ser utilizado. Além disso, proporciona a cooperação, estando os seus princípios fundamentais baseados no trabalho, na individualidade e na liberdade.
Dispõe de uma série de 5 grupos de materiais didácticos - Exercícios para a vida quotidiana, Material sensorial, de linguagem, de matemática e material de ciências - que foram criados para desenvolver várias aptidões, nomeadamente a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função não só desenvolver como também estimular as crianças.
- Aplicabilidade universal
- Demonstrou que a criança pode gostar do trabalho, intelectual ou não, escolhido de forma espontânea, logo realizado com prazer.
- Está assente numa necessidade vital das crianças, que é aprender fazendo.
- Valoriza o respeito pela personalidade da criança.
- As crianças são tratadas individualmente em cada matéria, e assim, o acompanhamento é feito de acordo com as suas necessidades individuais.
- Cada criança trabalha em seu próprio ritmo
- Não necessita desenvolver o espírito de competência e a cada momento procura oferecer às crianças várias oportunidades de cooperação.
- Uma vez que a criança trabalha partindo de sua livre escolha, sem pressões e necessidade de competir, não sente coagido nem inferiorizado.
- Propõe desenvolver a personalidade da criança no seu todo (capacidades de iniciativa, de deliberação e de escolhas independentes e os componentes emocionais), e não somente suas capacidades intelectuais.
Desvantagem:
- Os materiais são caros, porém podem ser produzidos, se se tiver conhecimento dos materiais originais.
Fontes:
Vera Lúcia Camara Zacharias (2005), http://www.montessori.org/ e www.sapo.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário