sexta-feira, 24 de abril de 2009

Método Montessori




A autora do "método Montessori", Maria Montessori, nasceu em 31 de Março de 1870, em Chiaravalle (Itália), e foi a primeira mulher a formar-se em medicina no seu país de origem.
O seu interesse por doentes mentais, levou-a ao desenvolvimento deste método, através de experiências pedagógicas realizadas em crianças com deficiência mental. Assim, em 1898, defendeu, num congresso em Turim, que os deficientes mentais necessitavam mais de um bom método pedagógico, do que da medicina, não colocando de parte o tratamento do sistema Nervoso. Segundo ela, era necessário criar um ambiente adequado à volta do paciente, aspecto este que era desprezado pelos médicos. Desta forma, ela propunha a criação de escolas adequadas e formação de professores competentes.

O método Montessoriano tem por objectivo educar a vontade e a atenção/concentração da criança, tendo ela liberdade de escolher o material a ser utilizado. Além disso, proporciona a cooperação, estando os seus princípios fundamentais baseados no trabalho, na individualidade e na liberdade.
Dispõe de uma série de 5 grupos de materiais didácticos - Exercícios para a vida quotidiana, Material sensorial, de linguagem, de matemática e material de ciências - que foram criados para desenvolver várias aptidões, nomeadamente a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função não só desenvolver como também estimular as crianças.
Hoje em dia, já existem várias escolas, em diversos países, que se baseiam neste método, em detrimento do método tradicional de ensino.

Algumas vantagens do método:

- Aplicabilidade universal

- Demonstrou que a criança pode gostar do trabalho, intelectual ou não, escolhido de forma espontânea, logo realizado com prazer.

- Está assente numa necessidade vital das crianças, que é aprender fazendo.

- Valoriza o respeito pela personalidade da criança.

- As crianças são tratadas individualmente em cada matéria, e assim, o acompanhamento é feito de acordo com as suas necessidades individuais.

- Cada criança trabalha em seu próprio ritmo

- Não necessita desenvolver o espírito de competência e a cada momento procura oferecer às crianças várias oportunidades de cooperação.

- Uma vez que a criança trabalha partindo de sua livre escolha, sem pressões e necessidade de competir, não sente coagido nem inferiorizado.

- Propõe desenvolver a personalidade da criança no seu todo (capacidades de iniciativa, de deliberação e de escolhas independentes e os componentes emocionais), e não somente suas capacidades intelectuais.

Desvantagem:

- Os materiais são caros, porém podem ser produzidos, se se tiver conhecimento dos materiais originais.

Fontes:
Vera Lúcia Camara Zacharias (2005), http://www.montessori.org/ e www.sapo.pt

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