sexta-feira, 1 de maio de 2009

Desacorrentem-se!!


Aproveitam o dia não só para descansar, mas também para reflectir sobre o estado do vosso trabalho: direitos, deveres, motivação, satisfação, carreira, dedicação, etc, etc.


Bom Feriado!!!

quinta-feira, 30 de abril de 2009

"Senhora Vaca"


"O genoma da vaca foi descodificado: 80% é igual ao do Homem"
Fonte: Science

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Mulheres no Mercado de Trabalho


A partir das duas Grandes Guerras, as mulheres começaram a ocupar um lugar cada vez maior no mercado de trabalho. Esta ocupação veio acompanhada de preconceito e discriminação, sendo que com a consolidação do sistema capitalista no século XIX, as mulheres passaram a ser mais beneficiadas pelas leis. Mesmo assim, com o passar do tempo muitas formas de discriminação perduraram, nomeadamente a diferença salarial.

Hoje em dia, as mulheres já ocupam posições de direcção, são muitas vezes escolhidas para certos postos em detrimento dos homens, mas estas metas alcançadas não são sinónimos de igualdade. Estudos feitos demonstram que, para os mesmos cargos profissionais, as mulheres continuam recebendo salários inferiores aos homens, especialmente nas profissões menos assalariadas.
Toda esta evolução da mulher no mercado de trabalho, infelizmente, não foi acompanhada pela igualdade salarial. Contudo, muitas vezes, esta diferença de salários fica minúscula perante outras e novas formas de discriminação que as mulheres têm vindo a sofrer, no local de trabalho. Uma dessas formas é o assédio sexual, que já vem de outros "carnavais", e tem havido novas formas - de salientar, também sofridas pelos homens - como o "bullying" , especialmente o psicológico, onde elas são, por "gozo", constantemente agredidas pelos colegas. Estas agressões psicológicas podem traduzir-se em boatos, exclusão social, perseguição, intimidação, entre outras.
Não se pode negar que muito já foi alcançado, mas também não se pode esquecer que ainda a luta não terminou e que o conformismo jamais será a solução.

Referência: Artigo de Elisiana Renata Probst, "A evolução da mulher no mercado de trabalho"

Malvina Monteiro vence processo contra Cambridge

A caboverdeana Malvina Monteiro, foi uma de cinco mulheres que processaram o município de Cambridge, por motivos de discriminarão racial e de género. Ela entrou com o processo no tribunal superior do Condado de Middlesex, no Estado de Massachusetts, em 1998 e finalmente ganhou o caso e receberá uma indemnização de 4.5 milhões de dólares (mais de 380 mil contos caboverdeanos).

Fonte: ver notícia completa em http://www.asemana.publ.cv

Comentário:

Casos como o de Malvina Monteiro acontecem todos os dias, em vários entidades empregadoras. As mulheres, infelizmente, ainda hoje são discriminadas à nível profissional, não só a nível salarial, como em muitos outros aspectos. São vítimas de assédio sexual, bullying psicológico ("perseguição" constante e propositada dos colegas de trabalho), e ainda para crescerem profissionalmente, muitas vezes têm de abrir mão da sua feminilidade.A Malvina é um exemplo a seguir, o silêncio é o maior aliado do preconceito. Assim, o lema é denunciar sempre, e isto é válido para os terceiros que muitas vezes assistem de camarote sem fazer nada.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Mulher Moderna?!



Nota: Para visualisar melhor a tira, clica na imagem.

Gripe Suína

Imagem do vírus H1N1 da gripe suína
Fonte da foto: CDC/Reuters

«Uma emergência de saúde pública de âmbito internacional». Assim é descrito a gripe suína, segundo a OMS.



domingo, 26 de abril de 2009

Quem sou eu?


Dicas: Actriz, nasceu em Inglaterra e estreou pela primeira vez, no cinema, em 1994.


Neymara Carvalho - Bodyboard

A brasileira Neymara Carvalho, tetracampeã mundial do Bodyboard, foi ontem, dia 26 Abril, a vencedora da segunda etapa do circuito mundial de Bodyboard, realizado em Santa Catarina, no Brasil.
A final foi disputada com a espanhola Eunate Aguirre, onde a tetracampeã já iniciou em grande, com uma onda de 8 pontos que lhe serviu de garantia, praticamente, até o final da bateria.
Já nos últimos minutos ela fez mais uma onda de 3.25, apenas para garantir o seu primeiro lugar na bateria.
Com esta vitória e a terceira colocação na etapa de abertura, em Pipeline, no Havaí, há duas semanas atrás, Neymara lidera o ranking mundial de Bodyboard.

Parabéns Neymara Cavalho!!!


Na categoria masculina, o bodyboarder Lucas Nogueira, também brasileiro, conquistou o título numa disputa renhida com o lendário Mike Stewart. Um bateria emocionante, onde até o último minuto os participantes lutaram pelo título.


Fonte:

"Lágrima de Preta"




Encontrei uma preta
que estava a chorar,
pedi-lhe uma lágrima
para a analisar.

Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.

Olhei-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.

Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.

Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é costume:
Nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio.


(António Gedeão)