terça-feira, 21 de abril de 2009

Bulimia Nervosa



A importância excessiva que têm atribuído à aparência física, tem tido como consequência uma sobrevalorização da forma e do peso do corpo. Isto tem levado várias pessoas, em especial as mulheres, a cometerem erros gravíssimos, no que concerne a saúde do corpo e da mente.Esses erros são causas de doenças como a Bulimia nervosa.

A Bulimia nervosa é uma doença que consiste na ingestão compulsiva e periódica de alimentos calóricos, seguida de estratégias de eliminação das calorias ingeridas. Essas estratégias podem ser catárticas, nomeadamente auto-indução do vómito ou uso excessivo de laxantes e diuréticos; ou podem ser não catárticas, como por exemplo jejuns e excesso de exercícios físicos.

A pessoa que sofre de Bulimia nervosa possui uma visão distorcida do seu físico, apresenta uma baixa auto-estima e elevado nível de ansiedade,tem dificuldades em identificar emoções, possui pouca resistência à frustração e um difícil controlo dos seus impulsos. Para além disso, tende a eleger elevados padrões de beleza - padrões esses que chegam a ser irrealistas - apenas para corresponder aos pressupostos de beleza impostos pela sociedade. A ingestão compulsiva de alimentos, segue então na sequência do não alcance desses padrões estabelecidos, levando à quadros de depressão e culpa.



Sintomas físicos:
- Garganta irritada
- Glândulas salivares inchadas
- Problemas dentários
- Calo no nó dos dedos
- Menstruação irregular ou inexistente


Sintomas psicológicos e comportamentais
- Insónias
- Dificuldades de auto-controlo
- Cansaço
- Auto-estima em função do peso
- Auto-críticas obsessão por dietas
- Necessidade da aprovação de terceiros
- Comportamentos auto-destrutivos (fumar, mutilação, abuso de álcool e outras drogas)
- Comer escondido
- Retiro imediato da mesa após as refeições

Consequências para saúde
- Anemia
- Úlceras
- Problemas de rins e fígado
- Perda de energia
- Tonturas e dores de cabeça
- Falta de ar
- Batimentos cardíacos irregulares
- Prisão de ventre ou diarreia
- Desidratação
- Inchaços e dores no estômago
- Enfraquecimento e queda de cabelo
- Complicações na gravidez e parto
- Paragem cardíaca e morte

Fontes:
Behar, V. S. (1994). Abordagem psicoterapêutica do paciente com bulimia nervosa.

Sónia Pereira (Psicóloga clínica), http://www.consultorio-psicologia.com/


Comentário:
Doenças como a Bulimia são enclausuradas em tabus e preconceitos, daí que não só é difícil estimar a percentagem da população que sofre da doença, como também torna difícil a sua abordagem e prevenção. A prevenção é a palavra-chave, visto que a doença atinge principalmente os adolescentes, o que facilita, de certo modo, o processo de reeducação alimentar. Isto porque, os adolescentes ainda estão em fase de construção do seus modos e estilos de vida, nomeadamente os hábitos alimentares.

Sem comentários: