quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Bullying no Trabalho - Atenção Mulheres!

Foto: autoria desconhecida

Já há alguns anos que o bullying, no contexto escolar, tem vindo a ser alvo de vários estudos, mas nos últimos tempos este fenómeno tem suscitado interesse de investigação também no contexto de trabalho.

O bullying no contexto laboral é todo e qualquer tipo de abuso de poder, exercida de forma repetida e sistematizada durante um longo período de tempo. Trata-se de uma agressão que vitimiza sem distinção de género, mas segundo a literatura apresenta especificidades que tornam as mulheres mais vulneráveis devido ao seu passado histórico, no que diz respeito à dominação masculina. Com isto não se pretende dizer que os agressores sejam apenas homens.

Estatísticas mundiais indicam que em 70% dos casos de bulliyng as vítimas são mulheres, e a maioria das agressões relacionados com a gravidez
O assédio sexual, é outra forma de vitimizar, mas um dos principais factores de vitimização no trabalho, é a idade.

Com estas agressões psicológicas, o agressor tem como objectivo levar a vítima a pedir demissão, o que torna-se num jogo perigoso, pois a vítima habitualmente demonstra alguma resistência, tentando provar que não é aquilo que as pessoas falam e pensam dela. E deste modo, a violência vai persistindo e tomando proporções cada vez mais sérias.

Em todas as situações de violência o pior inimigo da vítima acaba por não ser o agressor, mas sim o silêncio. Nos casos do bullying no local de trabalho é importante estarmos cientes - sendo vítimas ou não - que existem as autoridades de controlo do trabalho onde se pode denunciar os casos de agressão.
No entanto, a nível preventivo, as empresas têm um importante papel a desempenhar visto que, muitas vezes, a própria cultura organizacional da empresa é o primeiro impulsionador desses comportamentos.

Fonte: "Mulheres e Bullying (...)" e Aqui

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Conferência Internacional: «As Mulheres em Cabo Verde: Experiências e Perspectivas»

Fonte: Página Facebook "Mulheres Cabo Verde"

Nos dias 9 e 10 de Novembro realizar-se-á em Cabo Verde, cidade da Praia, uma Conferência Internacional sobre o percurso histórico das mulheres cabo-verdianas. A conferência, que é uma iniciativa do Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF), decorrerá em torno do tema “As Mulheres em Cabo Verde: Experiências e Perspectivas” e terá como objectivo desenvolver um programa de actividades que abrange diferentes áreas académicas, contribuir para a criação de novos conhecimentos sobre a temática do género em Cabo-Verde e no estrangeiro.

Durante a conferência serão debatidos os seguintes temas:
  • História das Mulheres de Cabo Verde
  • Mulheres, Escravatura e Pós-colonialismo
  • Mulheres, Revoltas Sociais e Reformas Institucionais
  • Educação, Ciência e Cidadania
  • Migrações, Diáspora e Política Externa
  • Mulheres e Violências: Passado e Presente
  • Turismo, Ambiente e Desenvolvimento Rural
  • Música, Cultura e Representações do Feminino

Fonte e para mais informações clica Aqui