sexta-feira, 5 de junho de 2009

Depressão pós-parto


Na sequência do post "True Mom Confessions", achei pertinente abordar a temática da depressão pós-parto, tendo em conta que o pós-parto é um período que acarreta muitos riscos psiquiátricos para a mulher.

A depressão pós-parto (Postpartum blues), é um distúrbio emocional comum, podendo ser considerada uma reacção esperada no período pós-parto imediato e que geralmente ocorre na primeira semana depois do nascimento da criança.
Em prol da sua intensidade, vai-se tornando um factor que dificulta o desenvolvimento do vínculo afectivo entre a mãe e o filho. Esta dificuldade poderá, à longo prazo, interferir nas relações interpessoais estabelecidas pela criança.

Na sua base estão factores biológicos, como variação nos níveis das hormonas sexuais (estrogénio e progesterona) e a alteração no metabolismo das catecolaminas (compostos químicos derivados do aminoácido terosina), e factores psicológicos, nomeadamente sentimentos conflituosos da mulher em relação à si mesma, ao bebé, ao companheiro, e a si mesma como filha da sua própria mãe. Para além desses factores, outros relacionados com as condições do parto, à situação social e familiar da mulher também podem desencadear esses distúrbios.

O sintomas mais comuns deste distúrbio são: crises de choro, fadiga, humor deprimido, irritabilidade, ansiedade, confusão e lapsos curtos de memória.
Na presença destes sintomas, a mulher poderá expor a situação ao seu médico obstetra, ao pediatra do seu filho, ou então, em casos extremos, a um psiquiatra.

O mais importante é o diagnóstico precoce, ajudando as mulheres na resolução de seus conflitos para o estabelecimento de vínculos adequados entre a mãe e seu filho.


Fonte: ABC da Saúde http://www.abcdasaude.com.br

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Façam Barulho!!!

Realizar-se-á amanhã, dia 5 de Junho pelas 15 horas, uma marcha contra a violência doméstica sofrida pelas mulheres. Pede-se que os participantes compareçam de camisolas brancas.

O percurso é: Achadinha Cima (rua do Polivalente) Avenida Cidade de Lisboa, subida Fazenda -Plateu, Rua 5 de Julho, com paragem na praça Alexandre de Albuquerque, frente ao Tribunal, descida do Plateu e percurso até Rotunda de Chão de Areia, Avenida Cidade de Lisboa, com paragem frente ao Palacio de Governo.

As consignas são:

Stop violência
Crime público, já
Entri maridu ku mudjer, nu tem ki meti Kudjer!


quarta-feira, 3 de junho de 2009

Para ela eu tiro o meu chapéu


"Não podemos ignorar e fingir que não há milhões de pessoas a sofrer no Mundo. "
(Angelina Jolie)

"True Mom Confessions"


O "True Mom Confessions" é um site norte americano, criado pela Romi Lassally, mãe de três filhos. A ideia nasceu de um infeliz dia, em que ela estava em casa com o filho doente, quando ele vomitou. De tão cansada que sentia, deixou o chão sujo, e mais tarde confessou a uma amiga que estava à espera que o cão encarregasse da limpeza. Por sua vez, a amiga confessou que já tinha dado a filha remédio para dormir. Daí ela desenvolveu o site, como um lugar onde outras mães pudessem descarregar e partilhar as suas angústias.

O site tem 2 milhões de visitas por mês e uma média de 200 posts por dia, sendo que é seguido por mais de 500 mil fãs entre os 25-35 anos e maioritariamente mães de 2 filhos.

O "True Mom Confessions" é desde Março de 2007 uma exposição de confissões:
- "Eu apanho comida do chão e dou ao meu filho."
- "Acho que o meu filho é estúpido."
- "A minha filha é feia."
- "Quem me dera nunca ter tido filhos. Gosto deles, mas as vezes gostava de poder dá-los para adopção..."
- "Sou má para minha filha e querida para o rapaz."
- "Gosto mais do meu primeiro filho do que do segundo."

Muitas outras confissões em http://www.truuconfessions.com/


Fonte: Por Mariana Correia de Barros, in Revista Sábado, edição nº264, 21-27 Maio



Comentário:
É por estas e por outras que digo que a decisão de ter um filho é algo que tem de ser bem pensado, livre de qualquer pressão e acima de tudo consciente de que o verdadeiro desafio começa depois dos 9 meses.