sábado, 9 de outubro de 2010

Lúpus - 90% Feminino

Imagem: Símbolo da Lúpus

De nome científico Lúpus Eritematoso Sistémico (LES), o Lúpus é uma doença auto-imune (ataca as células e tecidos do corpo) e inflamatória (a inflamação é resultante do ataque às células e tecidos), de causas ainda desconhecidas. É crónica, não é contagiosa, afecta na sua maioria mulheres (90% dos pacientes) com idade entre os 20 e os 40 anos, e pode ir de casos simples a casos muito graves.

As causas são desconhecidas, mas existem estudos que levantaram algumas hipóteses, nomeadamente causas genéticas, stress, luz ultravioleta, vírus, ou substâncias químicas.

Basta um conjunto de 4 sintomas, entre os vários, para se considerar doente de LES. São exemplos de sintomas erupção sobre a zona do nariz e bochechas, fadiga, queda de cabelo, sensibilidade aos raios solares, dores e inchaço nas articulações, alterações renais, entre outros. 

A doença não tem cura mas pode ser tratada e controlada, numa parceria entre o médico e o paciente. Ao médico cabe o controlo da medicação e ao paciente o cumprimento rigoroso da mesma, bem como as devidas precauções com os hábitos de vida.

Porque a doença afecta o sistema nervoso e, principalmente, porque muitos dos seus sintomas são visíveis, os doentes de LES tendem a ter necessidade de acompanhamento psicológico, devido às dificuldades que a sua condição física impõe a sua convivência com os outros.

Com a Lúpus e, assim como, com qualquer outra doença auto-imune o maior desafio dos pacientes é saber viver "bem" com ela, um dia de cada vez.

Curiosidade:
O cantor Seal sofre de Lúpus, desde a sua adolescência, causa da sua falta de cabelo e das cicatrizes que tem no rosto.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

"Nunca estamos preparadas..."

E ainda sobre o Cancro da Mama...

Testemunho de Maria José Gonçalves , fundadora da Associação de Mulheres Mastectomizadas.

«Detesto estas frases feitas: "Aprendemos a dar mais valor à vida" ou "Temos de estar preparadas para a luta".
 Eu não dei mais valor à vida pois para mim esta sempre foi valiosa. E quanto à preparação, quem é que esta preparada para, aos 39 anos e com dois filhos menores, ser surpreendida por um caroço no peito, aparentemente inofensivo, mas que na realidade revela-se maligno e pronto a matar em pouco tempo? Não. Nunca estamos preparadas.
E essa mensagem é que é importante passar.
Chorar não é ficar deprimido, baixar os braços e perder a fé. Muito pelo contrário: É cerrar os dentes e repetir todos os dias, Não vais ser mais forte do que eu!!! Comigo resultou.
E foi por esta luta e força de vencer que me tornei uma das fundadoras desta Associação! Para junto com as minhas colegas ajudar todas as mulheres que sofram do mesmo problema a ultrapassar esta doença, e a poderem elas próprias dizer "amo e vivo a vida"
 
 Fonte: Aqui

Toca-te para o Cancro da Mama


Ninguém está livre do Cancro da Mama - nem mesmo os homens - por isso hoje (poderia ser ontem e pode ser amanhã sem falta) toca-te para a vida, faz o auto-exame. Se notar algo presente na lista abaixo, ou qualquer outra alteração, consulte o seu médico, sem hesitar.

Fique atento a estas alterações:
  • Aparecimento de nódulo/endurecimento da mama ou debaixo do braço (na axila);
  • Mudança no tamanho ou no formato da mama;
  • Alteração na coloração ou na sensibilidade da pele da mama ou da aréola;
  • Corrimento pelo mamilo, com ou sem sangue;
  • Retracção da pele da mama ou do mamilo.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Mulheres no seu Pior - Pedofilia

(Foto de autoria desconhecida)

A Pedofilia é um desvio sexual geralmente associado aos homens, mas na realidade as mulheres também sofrem desta desordem mental, sem muitas diferenças comportamentais na forma de actuar. Assim como eles, elas escolhem minuciosamente as suas vítimas, e depois iniciam o seu jogo de sedução e confiança, com toda a calma, até atingirem o seus objectivos. Podem ser mães, irmãs, madrinhas, "babysitters", professoras, ou simplesmente uma amiga da família. Sim, porque ao contrário do que se pensa, os pedófilos (homens e mulheres) não são, na sua maioria, pessoas estranhas à criança/adolescente. 
A idade das mulheres pedófilas varia  dos 26 aos 36 anos, actuam normalmente sozinhas e sem violência física - o que dificulta o processo de provar o ocorrido - e as suas vítimas são maioritariamente pré-adolescentes. Quanto ao processo de actuação, este também não é diferente, elas aproximam do seu alvo, ganham confiança, abusam e depois manipulam, de forma a manter os seus actos em segredo.

Os casos conhecidos são raros, mas isto não significa que a existência dos mesmos também seja rara. O que acontece é que esses números são, muitas vezes, camuflados pelos estereótipos sexuais existentes, que não aproximam as mulheres desses tipos de comportamento.

Os estereótipos sexuais permanecem na sociedade, agora o que é importante é, perante casos suspeitos, não agarrar-se deles para não encarar a realidade, e denunciar.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Birtukan Mideksa - Liberdade de Pensamento

Fonte: Abbay Media

Birtukan Mideksa, é uma política e antiga juíza etíope, tem 36 anos e dirige o partido da oposição da Etiópa, a Unidade para a Democracia e a Justiça. Conhecida pela sua luta por mais democracia, pelos direitos humanos e pelo "Estado de direito" na Etiópa, Birtukan também é conhecida pelas consequências que esta luta lhe rendeu. Em 2005 ela foi presa, acusada de "conspiração contra a Constituição", tendo sido libertada em Julho de 2007, apesar de muitos serem contra. Nesse sentido, em Dezembro de 2008 foi novamente presa, para cumprir uma pena de prisão perpétua.

Hoje, após quase 2 anos, ela foi libertada e encontra-se nomeada para o Prémio Sakharov para Liberdade de Pensamento - prémio anual atribuído pelo Parlamento Europeu para distinguir pessoas ou organizações que se dedicam à defesa dos direitos humanos e liberdade de pensamento. A nomeação foi feita pela eurodeputada Ana Gomes, que levou a sua história para o Parlamento Europeu, com o apoio do grupo socialista. A eurodeputada acredita que o destaque desta nomeação esteja na base da decisão do Governo de Etiópa em libertar Birtukan.

Fontes: Angop, TSF, Wikipédia

"Só conheço uma liberdade, e essa é a liberdade do pensamento."
(Antoine de Saint-Exupéry)

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Primeira Menção ao Voto Feminino


Carolina Beatriz Ângelo (1878/1911)
Foto:  Autor desconhecido

Porque hoje se comemora o Centenário da República, deixo aqui, no feminino, um pouco desses 100 anos.

Na Assembleia Constituinte de 1911 falou-se pela primeira vez do voto feminino, sugestão que não despertou muito interesse e que foi recebida com uma frase com poucas palavras, que deixou bem assente a improficuidade do voto feminino:

Tem dado lá fora mau resultado porque as mulheres têm sido quase todas reaccionárias” (Actas da Assembleia Nacional Constituinte. Sessão nº 21, de 14 de Julho de 1911). 

Fonte: Aqui

Curiosidade: A primeira mulher portuguesa a votar foi Carolina Beatriz Ângelo. Era licenciada em medicina, sufragista, e foi também a primeira cirurgiã portuguesa.

Comentário:
Se as mulheres fossem - naquela altura - reaccionárias, como se explica toda a evolução do papel da mulher na sociedade portuguesa, e no mundo, e todas as conquistas que elas fizeram até agora???

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

"Comer, Orar , Amar"

Título Original: Eat, Pray, Love
Argumento: Ryan Murphy, Jennifer Salt
Com: Julia Roberts, Javier Bardem
Género: Drama

O filme "Comer, Orar, Amar" é baseado no livro de Elizabeth Gilbert, e conta a história de uma mulher - papel desempenhado por Júlia Roberts - que aos 30 anos, mesmo com uma vida aparentemente realizada, resolve dar uma volta de 180º na sua vida, provando que nunca é tarde para tal.
O livro em si, é uma crónica da  "exploração pessoal e espiritual" da própria autora enquanto viajava pelo mundo, após uma fase complicada da sua vida. 

Ainda não vi o filme, e faltam-me 5 anitos para os 30, mas o argumento parece bastante interessante e inspirador...afinal não é preciso apagar 30 velinhas para reflectir sobre a nossa vida, por mais que ela esteja no seu pleno.

E assim caminha a Humanidade...

Para ver melhor, clica na tira.