terça-feira, 28 de janeiro de 2014

"Queridas Inimigas"

Adivinha, adivinha qual a coisa, qual é ela, fica na pele como listras ora branca ora vermelha, incomoda muito e achamos que não sai por nada deste mundo?? Se respondeu Estrias, acertou em cheio.
Esta famosa inimiga das mulheres foi mencionada pela medicina pela primeira vez em 1773, estando nesta altura associada apenas às mulheres grávidas. Desde esta altura até o Séc. XX, na década de 80, estas foram consideradas erradamente (um estudo* realizado veio provar que não) como cicatrizes.




Não sendo cicatrizes, o que são as estrias? Elas são atrofias adquiridas da pele, de aspecto linear e por vezes saliente, de cor avermelhada que depois evolui para uma cor mais esbranquiçada.
Estão localizadas principalmente nos glúteos, seios, abdómen e coxas, que são zonas onde se verificam maiores alterações do tecido.

Sendo adquiridas, existem factores que favorecem o seu aparecimento, nomeadamente:

  • Ressecamento da pele, provocado pela exposição ao sol em excesso;
  • Exercícios em excesso que leva os músculos a romper as fibras da pele;
  • Rápido crescimento na adolescência;
  • Gravidez;
  • Aumento/diminuição rápido de peso e volume.

Se alguns desses factores podem ser controlados, outros não, pelo que o aconselhável mesmo é a prevenção, que ainda assim, não garante resultados a 100%. Um dos segredos da prevenção, nos casos controláveis de estrias, é a hidratação da pele, tanto por via externa (cremes, etc.), como por via interna (beber muita água).

Porque cada pele é uma pele, na presença de estrias, o correcto é procurar um médico especialista que poderá indicar o melhor tratamento para sua pele. Para consolo, hoje em dia existem várias opções de tratamento estético, alguns invasivos, outros não, mas todos com o intuito de minimizar o mau aspecto que as estrias deixam na nossa pele, que vamos combinar é o "Ó do borogodó".

Porque existem factores que não são controláveis, o melhor mesmo é alimentar a nossa auto-estima e conviver bem com essas nossas "queridas inimigas".


Nota: *Estudo histológico de Pieraggi - estudo realizado em 1982 que veio provar que as estrias não eram cicatrizes porque a constituição das suas fibras colagénias eram diferentes das de uma cicatriz.

Sem comentários: