sábado, 9 de outubro de 2010

Lúpus - 90% Feminino

Imagem: Símbolo da Lúpus

De nome científico Lúpus Eritematoso Sistémico (LES), o Lúpus é uma doença auto-imune (ataca as células e tecidos do corpo) e inflamatória (a inflamação é resultante do ataque às células e tecidos), de causas ainda desconhecidas. É crónica, não é contagiosa, afecta na sua maioria mulheres (90% dos pacientes) com idade entre os 20 e os 40 anos, e pode ir de casos simples a casos muito graves.

As causas são desconhecidas, mas existem estudos que levantaram algumas hipóteses, nomeadamente causas genéticas, stress, luz ultravioleta, vírus, ou substâncias químicas.

Basta um conjunto de 4 sintomas, entre os vários, para se considerar doente de LES. São exemplos de sintomas erupção sobre a zona do nariz e bochechas, fadiga, queda de cabelo, sensibilidade aos raios solares, dores e inchaço nas articulações, alterações renais, entre outros. 

A doença não tem cura mas pode ser tratada e controlada, numa parceria entre o médico e o paciente. Ao médico cabe o controlo da medicação e ao paciente o cumprimento rigoroso da mesma, bem como as devidas precauções com os hábitos de vida.

Porque a doença afecta o sistema nervoso e, principalmente, porque muitos dos seus sintomas são visíveis, os doentes de LES tendem a ter necessidade de acompanhamento psicológico, devido às dificuldades que a sua condição física impõe a sua convivência com os outros.

Com a Lúpus e, assim como, com qualquer outra doença auto-imune o maior desafio dos pacientes é saber viver "bem" com ela, um dia de cada vez.

Curiosidade:
O cantor Seal sofre de Lúpus, desde a sua adolescência, causa da sua falta de cabelo e das cicatrizes que tem no rosto.

Sem comentários: