quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

1 de Dezembro - Dia Mundial da Luta Contra Sida

Agência de Publicidade: Das comitee, Hamburg, Germany
Director Creativo: Hans Weishäupl, Dirk Silz
Director: Ivo Wejgaard
Publicado em Setembro 2009

Esta campanha foi bastante polémica na altura do seu lançamento - aquando do Dia Mundial de Luta Contra Sida em 2009 -  pelo facto de comparem as consequências da epidemia com as dos actos de Hitler, bem como de outros nomes considerados "assassinos de massa", nomeadamente Josef Stalin e Saddam Hussein . Algumas associações alemães chegaram mesmo a alegar que a mensagem transmitida pela campanha poderia fazer com que as pessoas sentissem desencorajadas para efectuar o teste por sentirem elas próprias "assassinas".
A par tudo isto, na minha opinião as campanhas de prevenção, seja do que for, devem ser mesmo apelativas e acima de tudo chocantes. Isto porque muitas vezes nós dormimos sobre o assunto, achando que acontece só aos outros, quando o problema muitas vezes está bem ao nosso lado.

Muita gente acha que os "dias mundiais" são "estúpidas" porque devemos pensar sobre o assunto é todos os dias. Não deixa de ser verdade, mas não podemos ser hipócritas e achar que as pessoas, e nós próprios o fazemos porque não é verdade. Daí a existência destes dias, nomeadamente do 1 de Dezembro (pensada na Cimeira Mundial dos Ministérios da Saúde em 1988 e instituído pela OMS em 1989), que servem para (re)lembrar as Nações e Sociedades da atenção e cuidados que a epidemia requer, no que concerne a sua prevenção (principalmente) e ao seu tratamento.

As investigações em busca de uma cura têm sido muitas, mas ainda ela não foi encontrada, sendo que o melhor remédio continua sendo, primeiramente, o rompimento com todos os tabus e preconceitos existentes a volta da Sida e a Prevenção, que acaba por ser uma consequência natural deste processo de ruptura.

Responsabilidade, Protecção, Amor próprio e ao próximo, neles está o segredo.

Por ti e por ele(a), faça sexo seguro e responsável!

Fonte: Aqui 

Sem comentários: