sexta-feira, 5 de junho de 2009

Depressão pós-parto


Na sequência do post "True Mom Confessions", achei pertinente abordar a temática da depressão pós-parto, tendo em conta que o pós-parto é um período que acarreta muitos riscos psiquiátricos para a mulher.

A depressão pós-parto (Postpartum blues), é um distúrbio emocional comum, podendo ser considerada uma reacção esperada no período pós-parto imediato e que geralmente ocorre na primeira semana depois do nascimento da criança.
Em prol da sua intensidade, vai-se tornando um factor que dificulta o desenvolvimento do vínculo afectivo entre a mãe e o filho. Esta dificuldade poderá, à longo prazo, interferir nas relações interpessoais estabelecidas pela criança.

Na sua base estão factores biológicos, como variação nos níveis das hormonas sexuais (estrogénio e progesterona) e a alteração no metabolismo das catecolaminas (compostos químicos derivados do aminoácido terosina), e factores psicológicos, nomeadamente sentimentos conflituosos da mulher em relação à si mesma, ao bebé, ao companheiro, e a si mesma como filha da sua própria mãe. Para além desses factores, outros relacionados com as condições do parto, à situação social e familiar da mulher também podem desencadear esses distúrbios.

O sintomas mais comuns deste distúrbio são: crises de choro, fadiga, humor deprimido, irritabilidade, ansiedade, confusão e lapsos curtos de memória.
Na presença destes sintomas, a mulher poderá expor a situação ao seu médico obstetra, ao pediatra do seu filho, ou então, em casos extremos, a um psiquiatra.

O mais importante é o diagnóstico precoce, ajudando as mulheres na resolução de seus conflitos para o estabelecimento de vínculos adequados entre a mãe e seu filho.


Fonte: ABC da Saúde http://www.abcdasaude.com.br

Sem comentários: