quarta-feira, 21 de março de 2012

As 10 Mulheres mais poderosas do Mundo




Março é o mês da Mulher, e desta forma nada faz mais sentido do que deixar aqui a listagem das 10 mulheres consideradas, pela Revista Forbes, as mais poderosas do mundo e que são sem dúvida inspirações para nós mulheres, e porque não dizer para os homens também. 

10º Lugar - Irene Rosenfelt
Ela é a CEO da Kraft Foods, que é a segunda maior cadeia de comida do mundo e tem a seu cargo mais de 127,000 empregados. 

9º Lugar - Christine Lagarte
Ela é a Diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI) e foi a primeira mulher a concorrer para o cargo. Supervisiona as operações de resgate económico e financeiro de Irlanda, Grécia e Portugal.

8º Lugar - Michelle Obama
Ela é a Primeira Dama dos EUA, sendo mais popular que o próprio Presidente Barak Obama. Faz uso da sua posição para ajudar crianças que sofrem de obesidade.

7º Lugar - Sonia Ghandi
Ela é a Presidente do Congresso Nacional da Índia, tendo bastante influência sobre esta nação populosa e que tem crescido muito rapidamente.

6º Lugar - Melinda Gates
Ela é Co-fundadora e Vice-Presidente da Fundação filantrópica "Bill & Melinda Gates", que é a fundação privada mais rica do mundo, que doa biliões para a caridade. 

5º Lugar - Sheryl Sandberg
Ela é a Diretora de Operações do Facebook e desenvolveu uma base de 70 milhões de usuários com mais de 750 milhões de "Amigos" ativos.

4º Lugar - Indra Nooyi
Ela é a Diretora Executiva da PepsiCo, tendo a seu cargo 300,000 empregados e gere uma receita anual de 60 bilhões de dólares, no maior negócio de comida e bebida da América.

3º Lugar - Dilma Roussef
Ela é a Presidente do Brasil, que neste momento é a sétima maior economia do mundo e no seu mandato já demitiu vários funcionários corruptos.

2º Lugar - Hillary Clinton 
Ela é a Secretária de Estado dos EUA, que dirigiu com sucesso a política estrangeira do seu país na "Primavera Árabe" e no caso "Wikileaks".

1º Lugar - Angela Merkel
Ela é a Chanceler Alemã, lidera a maior economia europeia e é fortemente vista como líder da União Europeia.

Comentário:
Limitei-me apenas a descrever a lista, mas estou ciente de que existem mulheres por esse mundo fora, que apesar de não terem o destaque e o poder que estas dez têm, desenvolvem trabalhos maravilhosos em várias áreas e têm dado grandes contributos à Humanidade. No fundo, nos dias de crise que correm hoje, até uma simples doméstica que consegue, com o pouco que tem, gerir uma família inteira é uma mulher poderosa e com o seu mérito.
Fazendo um a parte, e não querendo desacreditar o trabalho da Hillary Clinton, não considero que os EUA estiveram bem nos dois casos mencionados, pois em ambas as situações, como sempre, eles estiveram mais preocupados com o interesse nacional do que com a real problemática dos países envolvidos.
Também, não estando em desacordo com a presença da Merkel nesta lista e nem na posição em que ficou, não é de todo também, na minha opinião, um exemplo de poder na perspectiva da influência.
Para mim, sem dúvida, a mais inspiradora é a Sonia Ghandi, tendo em conta todo o background socio-cultural das mulheres na índia.

Sem comentários: