sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Saúde Mental das Mulheres



Nos dias que correm hoje, "Stress" e "Pressão" são as palavras de ordem, sendo que o Corpo e a Mente é que levam com as consequências em cima. Neste mundo, onde impera a competitividade, muitas vezes desregrada, ninguém fica imune. Pior do que as consequências físicas, muitas vezes são as psíquicas, responsáveis por inúmeras Perturbações Mentais. No entanto, existem perturbações que afectam mais as mulheres do que os homens e vice versa.

Passo a apresentar alguns dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a influência do género nas questões de saúde mental:
  • Os transtornos depressivos são mais comuns em mulheres - mulheres 41,9% e homens (29,3%)
  • Os idosos sofrem mais de depressão, síndrome orgânica cerebral e demências - a  maioria são mulheres.
  • Cerca de 80% de 50 milhões de pessoas afectadas por conflitos violentos, guerras civis, catástrofes e deslocação são mulheres e crianças.
  • Taxa de prevalência da violência contra as mulheres varia de 16% para 50%.
  • Pelo menos 1em cada 5 mulheres sofreu abuso sexual ou tentativa de abuso em sua vida.
Nota: Ver artigo completo aqui
Fonte: OMS


Comentário:

Se pensarmos em todo o passado histórico, e a actual luta, das mulheres consegue-se perceber alguns destes números. Ao longo das décadas as mulheres têm vindo a sofrer uma pressão constante, no sentido da sua afirmação, que deixou de ser apenas no campo profissional. Se por um lado, hoje em dia, as mulheres já têm o seu lugar no mercado de trabalho, a sociedade não deixou de cobrar-lhes o bom desempenho nos outros papéis, e por mais que se fala em "Mulher Moderna", sabemos que de um modo ou de outro acabam por sofrer as consequências desta pressão. A cobrança é geral e constante, e isto em muito explica o facto de elas serem mais atingidas pelos transtornos depressivos.

Algo que também faz parte do passado, mas que infelizmente ainda está fortemente presente em muitos países, é o estatuto de "sexo fraco" das mulheres. Este estatuto está, provavelmente, na causa das questões de saúde mental advindas da violência, seja ela física ou psicológica.

Sem comentários: