quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mosaic: O teste que pode salvar vidas



A Violência Doméstica é um tema que nunca é demais ser abordado, e deve estar sempre em pauta nas discussões das problemáticas sociais.

Hoje venho particularmente falar-vos de um instrumento - Mosaic Threat Assessment que foi desenvolvido nos EUA por Gavin Becker, um especialista em Segurança, com o intuito de avaliar a ameaça das vítimas e, assim, prevenir a violência doméstica. Gavin desenvolveu o Mosaic baseado no pressuposto de que muitas vezes os crimes cometidos são previsíveis e, deste modo, podem ser evitados.

O teste é constituído por 46 questões, que determinam o grau de ameaça, ou posição de abuso, que um indivíduo, ou família, está submetido, e pode ser realizado pela vítima, ou pelos seus entes queridos (familiares, amigos, etc.). O resultado é exposto numa Escala de 1 a 10, sendo 10 o nível mais elevado de ameaça, incluindo homicídio.

Segundo Galvin, o teste permite que numa situação de violência doméstica, a vítima consiga ver, pela primeira vez, o retrato da situação que ela está vivendo.

Se é vítima de violência doméstica ou se é próximo de alguém que esteja sendo, não fique parado, faça o teste aqui e verifique o quão grave é a situação envolvente e denuncia. Não compactue com os agressores! Você pode salvar uma vida.

Sem comentários: