segunda-feira, 4 de maio de 2009

Endometriose


A "famosa" dor menstrual é tida como algo normal no período da menstruação. No entanto, esteja atenta quando a dor for de forte intensidade. Porquê? Porque é um dos sintomas da endometriose.

Existem cada vez mais mulheres portadoras desta doença. Estima-se que cerca de 10 % a 15 % das mulheres que são menstruadas, entre os 25 e os 44 anos, sofrem de endometriose.Esta doença caracteriza-se pelo crescimento do endométrio - parte mais interna do útero, que é eliminado na menstruação, quando a mulher não engravida - fora do útero, nomeadamente nas trompas de falópio, ovários, ligações que sustentem o útero, superfície externa dos intestinos delgado e grosso, na bexiga, na vagina, entre outros.

Para além da cólica menstrual de forte intensidade, a endometriose ainda apresenta sintomas como dores durante o acto sexual (dispareunia), alterações urinárias, sangramento e infertilidade. De todos os sintomas, a dispareunia é a mais comum.Perante suspeitas clícnicas, os médicos solicitam alguns exames para se confirmar o diagnóstico, como por exemplo a ultrassonografia pélvica ou transvaginal.

Existem dois tipos de endometriose, a superficial e a profunda, sendo que se distinguem de acordo com o grau de penetração do endométrio no órgão afectado. Se o grau de penetração for inferior a 5 milímetros, é considerada superficial; se ultrapassar este valor já é considerada profunda.

O tratamento pode ser clínico, cirúrgico, ou uma combinação das duas, sendo que não há um tratamento ideal que sirva para todas as mulheres, e deve ter como base determinados objectivos, nomeadamente aliviar/erradicar a dor; manutenção/recuperação da fertilidade e limitar/reverter a evolução da doença.
De salientar que trata-se de uma doença multifactorial que requer uma intervenção interdisciplinar.




Comentário:
Quando se trata da nossa saúde, não adiante fingir que não é nada e ficar em casa, esperando que as coisas melhorem (ou será melhor dizer piorem). Face qualquer alteração, deixe o pensamento mágico de lado ("do jeito que apareceu vai desaparecer") e procure ter certezas junto do seu médico. Esta iniciativa é bastante importante porque nestes tipos de doenças, quando mais cedo forem diagnosticadas mais fácil é o tratamento e menores são os danos causados.

Sem comentários: